01/06/2012

Imagens mentais: uma forma de iluminar a sua vida...

Mas afinal, o que são imagens mentais? Imagens mentais são literalmente fotografias que a mente cria para expressar, registrar, arquivar e repetir a qualidade das nossas emoções. Dentro da fenomenologia as imagens mentais são consideradas o caminho do coração – aquele veículo que liga o mundo invisível com o mundo visível, uma forma original de refazer nossa ligação com a Fonte – que tudo sabe e tudo vê. A imagem é a linguagem natural da mente. Todas as noites ao sonharmos entramos em contato com esta linguagem.

O trabalho que eu faço no meu consultório é uma outra forma de conhecermos estas imagens. Através do meu dom entro neste mundo holográfico para saber quais são as imagens que estão impedindo aquele ser de encontrar sua missão nesta vida e praticar o caminho que leva à felicidade. Ao identificar estas imagens crio então exercícios para a pessoa praticar sozinha em sua casa até que consiga mudar o padrão, a crença que formou a imagem. Porque criar imagens é dar forma a uma crença.

Acessando este mundo holográfico ficamos sabendo o que nossa mente imaginária anda pensando, criando, registrando. Sim, porque primeiro a mente é alimentada com nossos pensamentos (nossas crenças) e depois estas crenças se transformam em imagens e estas imagens em experiências. O uso das imagens mentais como técnica de cura tem mais ou menos 5.000 anos e este conhecimento sempre foi aplicado para criar unidade entre o corpo e a mente no mundo ocidental.

Os egípcios usavam este recurso com a intenção de contatar o mundo invisível, para curar, para aconselhar. Se você pegar a Bíblia, vai ver que cada passagem é um perfeito filme repleto de imagens, metáforas, símbolos. Exatamente como a mente funciona. Vou dar um exemplo de como estas imagens são formadas. Hoje uma cliente minha me perguntou, depois que terminei a visualização das imagens de sua mente: “Izabel, por que nossa mente grava mais as imagens de infelicidade, dor, depressão, fracasso e desesperança do que imagens positivas de triunfo, júbilo e esperança”? - Lembrei a ela um ditado oriental que diz: A mente grava a felicidade na areia e a infelicidade na pedra.

Respondendo a pergunta que minha paciente fez, disse a ela: Para mim, a mente, através de seus bilhões de células sensitivas espalhadas por todo o nosso corpo, transforma os impactos emocionais que vivenciamos em sentimentos registrados no seu campo holográfico como imagens que acabam se transformando em experiências no nosso dia-a-dia. E, como você sabe, as imagens negativas causam um impacto muito maior do que as positivas. Isso porque, geralmente, elas são seguidas de sons, gestos corporais, tensões e um aparato teatral-emocional que impressiona a mente de forma mais rápida.

Mas o que há de mais importante do que isso tudo é sabermos que podemos influenciar este estado de coisas usando para isso várias técnicas e aqui vou falar daquela que pratico: exercícios com imagens mentais. Através deles podemos entrar na nossa mente todos os dias e levar até ela uma nova imagem que poderá substituir aquela existente lá, criar a solução do conflito e receber luz. Chamamos a isso um processo de reversão, de fazer exatamente ao contrário daquilo que estamos habituados. Assim, podemos ajudar a mente a receber nossos impactos positivos de forma tão marcante e intensa como ela recebe nossos impactos negativos, substituindo uma crença negativa por uma positiva, mudando assim o rumo da nossa vida.

Exercício da limpeza...

Então veja, sinta, perceba ou imagine seu corpo sendo um imenso ímã que atrai uma montanha de ferros-velhos inúteis. Estes ferros-velhos significam todos os seus pensamentos tóxicos que alimentam suas crenças negativas. Respire uma vez e imagine um gigantesco aspirador de pó sugando todo este lixo e desintegrando esta toxicidade no espaço. Veja ou imagine, agora, este mesmo ímã atraindo para o seu campo tudo aquilo que mais deseja, formando agora uma nova crença iluminada e positiva em sua mente. Então respire e abra os olhos.

Como se sente?

Se foi positivo, repita este mesmo exercício por sete dias. Pode gravar a instrução num gravador usando sua voz. Uma voz normal. E ouça a instrução, sempre ao acordar. Exercícios com imagens da mente não são relaxamentos ou meditações. São uma forma eficiente de trabalho, reversão, limpeza e iluminação.

***
Usando as imagens mentais para acalmar o coração...
No nosso primeiro passo você viu como a nossa mente cria imagens para qualificar nossas crenças e como estas imagens se transformam em experiências no nosso dia-a-dia. Exemplo: Vi na mente de uma paciente uma mulher toda encolhida morando dentro de um iglu cercado de gelo por todos os lados. No mundo acordado ela identificou estas imagens como sendo sua experiência de não ser mais desejada pelo marido. Aprendeu portanto que CRENÇAS CRIAM EXPERIÊNCIAS. Tomou conhecimento que as imagens mentais podem ser um caminho bem rápido para acessar nossas crenças e reverter nossos padrões de ações. Leu sobre o ditado oriental que diz que o ser humano grava sua felicidade na areia e sua infelicidade na pedra. E prometeu que isso não iria virar uma crença na sua mente.

Fez, durante estes sete dias que passaram, o exercício de limpeza e concluiu que exercícios com imagens mentais não são formas de relaxar ou meditar. São ações de trabalho de transformação e iluminação. Por isso é obrigatório fazê-los na posição sentada. Hoje vai saber mais sobre o mundo das imagens mentais e vai se surpreender ao contatar a inteligência do seu coração. O coração é o centro do amor e os cientistas já provaram que ele tem uma inteligência própria. Eles também estão dizendo o que os ocidentais e orientais afirmam há milhares de anos: Há uma conexão entre o coração, o corpo físico e o que eles chamam de cérebro emocional. Para muitos de nós todos estas partes são funções da mente.

Nosso coração revela, no seu ritmo, se estamos vivenciando um momento de calma ou de caos. Se estamos vivendo no caos nada na nossa vida pode parecer a um rio silencioso que desce mansamente a encosta de uma montanha. O caos nos transforma num furacão violento e instável que devora nosso controle e nossa paz. Perceba isso nas próximas cenas de guerra que assistir na televisão (evite-as ao máximo porque a mente não difere ficção da realidade. Ela pode gravar a guerra como sendo sua). Mas se estabelecemos no nosso coração a calma, experimentamos o tempo de ação da consciência e podemos gerir nossas emoções como observadores e não como atores.

Tenho dito aos meus pacientes que a posição de OBSERVADOR pode ser uma boa saída para não entrarmos de cabeça nas cenas dos filmes da nossa vida. Observe-se e vá dizendo, amorosamente, sem críticas, nem julgamentos. Apenas comente: - “Olha lá eu (fale o seu nome) tendo taquicardia cada vez que alguém menciona o nome de fulano”. Isso é ser um observador. Hoje vou deixar como lição de casa um exercício para você sentir a inteligência do coração e sua conexão com o corpo e com o cérebro emocional. Lembre-se que os exercícios com imagens mentais devem ser feitos sempre ao acordar, sentado, olhos fechados. Leve sua atenção para a intenção deste exercício que se chama:


Exercício do coração em paz...

E comece por respirar três vezes lentamente e veja esta respiração entrando no seu coração. Sinta que é o seu coração que respira lentamente e vai se transformando num doce pássaro azul brilhante que abre e fecha as asas bem ampliadas em câmara lenta. Veja ou imagine que este pássaro vai limpando toda sua área do peito, do cérebro, da barriga, onde quiser, como um beija-flor que tira o mel das flores... libertando você do caos. Se tiver uma causa específica que está oprimindo qualquer parte do seu corpo sinta o pássaro agindo nesta causa. Imagine e veja seu peito completamente livre, amplo, aberto. Sinta sua respiração calma e compassada. Então liberte o pássaro imaginando que ele se desprende do seu corpo e voa para um céu dourado. Imagine, veja, ouça seu coração batendo numa cadência perfeita. E sentindo toda a calma do mundo, respire a abra os olhos.

Se tiver gostado do que sentiu faça este exercício por sete dias, sempre ao acordar (pode gravar numa fita cassete para garantir a repetição impecável da instrução) e lembre-se que estarei respondendo a dúvidas e enviando exercícios solicitados no seguimento destes 10 passos para você se tornar o seu mestre.
Izabel Telles

Nenhum comentário:

Ofertas! Brandsclub

Amo muito isso!!!

Ofertas Bondfaro e Buscapé!!!!

Related Posts with Thumbnails